5 maneiras de diminuir o colesterol no café da manhã

Uma maneira de diminuir o colesterol alto é agir a partir do momento em que você acorda todas as manhãs, garantindo que seu café da manhã seja nutritivo e equilibrado.

Você pode ter acabado de fazer um exame anual e o médico lhe disse que seu colesterol no sangue está alto e que você precisa encontrar maneiras de reduzi-lo através de sua dieta. Felizmente, a boa notícia é que existem muitas maneiras de reduzir o colesterol no café da manhã. Você só precisa fazer algumas alterações simples em sua dieta.

Além de ser uma das refeições mais importantes do dia, você toma café da manhã no momento em que seu corpo se torna mais receptivo à absorção de certos nutrientes.

O princípio básico para baixar o colesterol é fornecer ao corpo fontes suficientes de vitaminas, minerais e enzimas saudáveis. Então, siga estas dicas para cuidar de si de uma maneira mais saudável. Eles não são apenas simples, mas também nutritivos e saborosos.

5 maneiras de diminuir o colesterol no café da manhã

1. Aveia: o grão perfeito

Comer aveia é uma das melhores maneiras de reduzir a quantidade de colesterol no café da manhã. Aveia contém muitas fibras solúveis.

Você sabia que a fibra solúvel também pode ser encontrada em alimentos como feijão, couve de bruxelas, maçãs e peras?

De acordo com a Clínica Mayo em Minnesota, a aveia é um dos melhores alimentos para reduzir o colesterol ruim, também conhecido como lipoproteína de baixa densidade (LDL).

Verificou-se que ingerir 5 a 10 gramas (ou mais) de fibra solúvel por dia ajuda a diminuir o colesterol LDL. Uma porção de aveia ou farelo de aveia oferece 3 a 4 gramas de fibra. Se você adicionar frutas, você terá ainda mais fibras.

2. Abacates

Muitas pessoas evitam abacates porque acham que promovem colesterol alto por causa de seu alto teor calórico e de gordura.

Na realidade, no entanto , o abacate é uma fonte fantástica de nutrientes , bem como os ácidos graxos ômega-3, ideais para manter o equilíbrio dos níveis de colesterol.

Portanto, se você ainda não o faz, comece a comer abacates para diminuir o colesterol no café da manhã e melhorar a saúde do seu coração.

Sugestões

  • Brinde uma ou duas fatias de pão integral e adicione algumas fatias de abacate e tomate.
  • Corte também alguns pedaços de abacate e misture-os em uma tigela com uma banana e um pouco de mel 100% cru.

3. Limão e alho

A combinação de alho e limão é um remédio clássico para manter bons níveis de colesterol. Algo tão simples como tomar um dente de alho pela manhã pode ajudar a diminuir o colesterol alto.

O alho é muito benéfico para sua saúde. Além disso , é um antibiótico natural, diurético, purificador, anti-séptico e antibacteriano.  Abaixo, fornecemos um remédio simples que pode ser muito útil com alho e limão .

Ingredientes

  • Suco de 1 limão
  • 1 dente de alho cru
  • 1 copo de água

Preparação

  • Aqueça um pouco a água e adicione o suco de limão.
  • Em seguida, coma o dente de alho com o estômago vazio e depois beba lentamente a mistura de limão.
  • Repita este procedimento duas ou três vezes por semana.

4. Torrada de centeio com azeite

Comer pão rico em fibras com o café da manhã é outra ótima maneira de diminuir o colesterol. Nem todos os tipos de pão são feitos da mesma maneira, por isso é importante ser seletivo no tipo que você consome. Sempre escolha pão que contenha mais grãos integrais e menos farinha refinada.

Se você quer se sair muito bem e seguir uma dieta realmente saudável, coma mais pão de centeio. De todos os tipos de pão , os tipos feitos com centeio contêm mais fibras e nutrientes. É uma mistura perfeita de ferro e vitaminas do complexo B, ótimas para manter os níveis de colesterol.

Coma para um café da manhã ainda mais saudável com um pouco de azeite. Se você ainda não conhece, o azeite extra virgem oferece gorduras de alta qualidade. Além disso, é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico), vitamina E e fitoesteróis. Estes são todos os compostos que têm um efeito protetor no coração.

Sugestões

  • É importante comer proteínas, além de suas fibras. Portanto, não hesite em adicionar uma fatia de carne ou ovos. 
  • Certifique-se de incluir alguma forma de proteína no café da manhã uma ou duas vezes por semana.

Leia também: Moder Diet funciona!

5. chá branco

O chá branco tem muitas boas propriedades que ajudam a manter o colesterol sob controle. Felizmente, está disponível em todas as lojas de alimentos naturais ou de chá.

Esta é sem dúvida a melhor bebida natural para diminuir seu colesterol alto. O chá branco tem a propriedade de que pode ajudar a diminuir a quantidade de colesterol no sangue. Além disso, contém vários antioxidantes.

Estes são compostos que inibem a oxidação. Esta é uma reação química que pode ocorrer devido à presença de radicais livres. Isso pode levar a reações em cadeia que podem danificar as células dos organismos. Felizmente, o chá branco pode ajudar a combater esses radicais livres.

Além disso, esta bebida tem uma longa tradição no Extremo Oriente como agente desintoxicante e pode ajudar a acelerar seu metabolismo para promover a perda de peso.

Apenas baixar o colesterol no café da manhã é suficiente?

O chá branco e o restante dos ingredientes acima têm ótimas propriedades, mas nenhum deles é truques de mágica. Portanto, eles não garantirão que seu colesterol permaneça equilibrado se você também tiver maus hábitos.

Você precisa fazer mudanças reais em sua dieta e estilo de vida. Evite praticamente tudo o que é processado industrialmente. Isso inclui tudo o que vem de embalagens bonitas, coloridas, de plástico ou papelão, apresentadas com gráficos fantásticos projetados para fazer você se apaixonar por ela.

Esses ‘alimentos’ geralmente também contêm muitas gorduras trans, grandes quantidades de sódio e açúcar refinado e outros adoçantes artificiais, especialmente produtos para o café da manhã.

Algo tão simples quanto sensato sobre o que você come no café da manhã adicionará o máximo de benefícios à saúde . Você alcançará resultados mesmo que sejam graduais. No entanto, lembre-se de que a boa saúde é sempre o resultado de mudanças graduais a longo prazo.

Leave a Reply