Aumento de peso à medida que envelhece

A partir de uma certa idade, é muito importante evitar produtos refinados e aumentar o consumo de proteínas. Seu corpo tende a acumular mais gordura, o que leva a um ganho de peso significativo à medida que você envelhece.

O tempo traz mais do que apenas experiência e sabedoria. Ao longo dos anos, é inevitável que alguns quilos extras apareçam. Não importa quão saudáveis ​​eram seus hábitos ou que erros você cometeu em sua dieta, você sempre sofrerá com algum ganho de peso à medida que envelhecer.

Se você sempre se preocupou com o seu peso, podemos garantir que, após os 40 anos, você terá que prestar ainda mais atenção ao seu peso. Nesta fase, começam a aparecer fatores que mudam o funcionamento do seu corpo todos os dias.

Se você nunca se preocupar com o seu peso, você também deve prestar atenção. Os quilos extras podem aparecer quando você menos espera. As estratégias que você usou antes não funcionam mais. Exercício e alimentação saudável não serão mais suficientes.

Mais complicações e ganho de peso à medida que envelhece

Um estilo de vida sedentário, hormônios e dieta errada ao longo da sua vida dificultam a manutenção do seu peso ideal. Depois dos quarenta anos , tudo se torna um pouco mais difícil.

Conselho Americano de Exercício  diz que seu metabolismo é mais lento nessa idade. É por isso que você queima 300 calorias a menos do que quando tinha 20 anos quando seu corpo estava no auge da vida.

Adicione a isso:

  • as complicações da vida.
  • falta de tempo para gastar com seus cuidados pessoais.
  • obrigações familiares.
  • trabalho
  • em muitos casos, também o desinteresse por ser mais saudável.

É por isso que você deve usar outras estratégias além de sua dieta para evitar ganho de peso descontrolado à medida que envelhece.

Sarcopenia: menos músculo, mais gordura

Existem várias razões pelas quais as pessoas experimentam ganho de peso à medida que envelhecem. Queremos que você entenda que isso não é culpa sua . A própria natureza causa isso. Assim que você souber a causa dessa condição, forneceremos algumas dicas que você pode aplicar.

Em geral, isso acontece porque a sarcopenia começa a ocorrer ao longo dos anos. É um processo em que você experimenta uma perda significativa de massa muscular.

Com essa condição, você pode perder entre 3 e 5% da sua massa muscular a partir dos 30 anos. Isso significa que, quando você tem quarenta anos, queima 200 calorias a menos do que quando tinha trinta. Como você sabe, mais calorias significa mais gordura e ganho de peso.

No entanto, existem outros motivos que discutiremos abaixo. Portanto, leia rapidamente para descobrir quais fatores desempenham um papel nisso.

Diminuição hormonal

Os hormônios mudam com o tempo. Há uma diminuição na produção hormonal em homens e mulheres.

  • As mulheres atingem a menopausa aos 50 anos.
  • Por volta dos 35 anos, há um desequilíbrio entre a produção de estrogênio e progesterona. 

O estrogênio produz células adiposas e a progersterona neutraliza esse processo. Após os 35 anos, as mulheres perdem mais progesterona que o estrogênio. É por isso que isso causa um desequilíbrio que leva a uma grande possibilidade de ganhar alguns quilos extras.

Nos homens com mais de 30 anos, os níveis de testosterona diminuem 1% a cada ano. Esse hormônio os protege contra o ganho de peso extra. No entanto, se seu nível diminuir, é difícil não experimentar ganho de peso à medida que envelhecem.

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Falta de exercício

Com o passar do tempo, as pessoas frequentemente param de fazer atividades físicas. Isso significa que o ganho de peso é inevitável porque a gordura tem mais oportunidade de se acumular. Dito isto, você deve apenas continuar com sua rotina de exercícios habitual ou garantir que continue se exercitando .

Dicas para evitar ganho de peso à medida que envelhece

Abaixo, mostramos várias dicas, para que o envelhecimento não seja sinônimo de ganho de peso. De qualquer forma, recomendamos que você peça conselhos a um especialista nesta área para orientar o processo.

  • Você deve manter sua massa muscular. Não se esqueça que a gordura queima menos calorias que os músculos. É por isso que é essencial que você realize atividades que desafiam seu tecido muscular. Isso é para desenvolvê-los e mantê-los.
  • Verifique se a sua dieta contém proteína suficiente . Isso irá ajudá-lo a restaurar e aumentar seus músculos.
  • Observe a quantidade total de calorias que você recebe. Cada caloria conta. Você ganha mais com doces e produtos refinados. Evite esses alimentos ou coma-os com moderação.
  • Não se esqueça de dietas. O objetivo é manter uma dieta saudável. Então, procure receitas saudáveis. Quando você comer fora, peça pratos com muitos vegetais verdes. É uma questão de se educar e ter bons hábitos.

Como você pode ver, as soluções não são tão complicadas. Se você segue uma boa dieta, deve continuar com ela, mas com mais controle e esforço.

Se você já está se exercitando, adicione mais treinamento de força. O ganho de peso se torna mais fácil ao longo dos anos. É por isso que você precisa se cuidar melhor. Sua saúde vem primeiro.

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